segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEXTA FEIRA - PARTE 2 (1981)
















































Aqui temos a primeira aparição de Jason Voorhees, um dos mais famosos e duráveis assassinos psicopatas da galeria de vilões do cinema de horror. Curioso mesmo é que neste filme ele aparece como uma pessoa normal (bem, mais ou menos), e aos poucos, com o passar das continuações, ganha status de assassino sobrenatural, ressuscitando sem a menor cerimônia para matar.

Melhor ainda: o roteiro até tem alguma coerência ! Algo completamente impensado nos filmes que se seguiriam, e que apenas catalogam a carnificina de Jason. O filme foi feito em 1981, mesmo ano de "Halloween 2", o que evidencia que, na época, os produtores ainda tinham certo cuidado e respeito com as continuações - as duas "Partes 2" são bons filmes e com boas histórias. "Sexta-feira 13 - Parte 2" começa com aquela cara de continuação mesmo, mostrando o que acontece com a sobrevivente do filme anterior, Alice (Adrienne King), a moça que decapitou a mãe de Jason. Um homem misterioso, do qual só se vêem os sapatos, ronda sua casa. Logo, o pior se concretiza: a sobrevivente é morta antes mesmo dos créditos iniciais, mostrando que Jason não está para brincadeira.

O rosto do assassino nunca é mostrado até a cena final. Talvez o diretor Steve Miner quisesse criar um clima de suspense, tipo "quem será o assassino ?".
Depois dos créditos, a história segue aquele rumo de obviedade: cinco anos após a chacina mostrada no primeiro filme, um novo jovem empresário resolve abrir uma colônia de férias bem pertinho de Crystal Lake, agora rebatizada de "Camp Blood" (Campo Sangrento). Contrata alguns jovens para serem monitores do acampamento - que já está prontinho para receber as crianças, ao contrário do cenário mostrado no primeiro filme da série, que ainda estava em reformas.


Legal mesmo é que o roteiro trabalha com vários personagens, mas nem todos vão para a faca, diferente do que acontece nos demais filmes da série, onde praticamente TODOS os figurantes precisam morrer - acho que o mais exagerado neste quesito é o nono capítulo, onde gente que não tem nada a ver com a história é aniquilada sem cerimônia (coitada).

A coisa acontece mais ou menos assim: alguns dos jovens não se comportam e, como castigo, são obrigados a passar a noite no acampamento enquanto os outros vão para a "cidade" divertir-se em um bar. Os personagens são aquele primor de estereótipo: há a mocinha bobinha que quer dormir com um rapaz bonitão, há o casalzinho que só pensa em transar, uma gostosona, um rapaz que não tira o olho da gostosona e apronta para vê-la pelada, e por aí vai. A novidade fica por conta de um personagem deficiente físico, que morre em uma cena bem legal e até provoca certa comoção.


Enquanto os amigos estão no bar, os que ficam são eliminados com fúria por Jason. Há mortes razoavelmente violentas . Em uma das mortes, um jovem está amarrado de cabeça para baixo quando Jason lhe passa um facão no pescoço.

Também tem uma morte bem parecida com "Halloween 2", onde um homem da lei tem algumas idéias pregadas na cabeça por Jason - que lhe afunda um martelo no coco. Uma outra boa idéia é mostrar como Jason viveu tanto tempo na floresta: em um casebre no meio do mato, onde guardou a cabeça mumificada da mãe. Brrrrr...


O personagem ainda não tem sua tradicional máscara de hóckey neste filme. Quando ele aparece pela primeira vez, pertinho do final, está com um saco branco na cabeça, camisa xadrez e calça preta. Por baixo do saco esconde-se um rosto deformado e demente, e ele ostentava uma longa cabeleira e barba que praticamente some de um dia para o outro até "Sexta-feira 13 - Parte 3".

CONTAGEM DE CORPOS:

  1. Alice (Adrienne King): leva um fura gelo na cabeça.
  2. Crazy Ralph (Walt Gorney): é estrangulado.
  3. Policial (Jack Marks): leva uma martelada na cabeça.
  4. Scott (Russel Todd): é cortada sua garganta.
  5. Terry (Kirstin Boker): esfaqueada.
  6. Mark (Tom McBride): golpe de facão no rosto.
  7. Jeff (Bill Randolfh): lança ultrapassa seu corpo.
  8. Sandra (Marta Kober): lança ultrapassa seu corpo.
  9. Vickie (Laurie Marie Taylor): esfaqueada.

ELENCO:

SEXTA-FEIRA 13 - PARTE 2 (Friday the 13th Part 2, EUA, 1981). Duração: 87 minutos
Direção: Steve Miner
Roteiro: Ron Kurz
Produção: Steve Miner
Produção Executiva: Lisa Barsamian; Tom Gruenberg
Fotografia: Peter Stein
Música: Harry Manfredini
Edição: Susan E. Cunningham
Desenho de Produção: Virginia Field
Direção de Arte: Robert Topol
Figurino: Ellen Lutter
Maquiagem: Lisa Brozek; John Caglione Jr.; Carl Fullerton; Joanne Salarno; David E. Smith; Cecilia Verardi

NOTA: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário