quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

HORA DO PESADELO 4 - O MESTRE DOS SONHOS (1988)











"A Hora do Pesadelo 4" começa com Freddy Krueger ressuscitando à la Jason, apesar de sua "morte" no final do filme anterior, quando seus restos foram sepultados em solo sagrado. Claro que a primeira coisa que ele faz é partir para o extermínio dos jovens sobreviventes do filme anterior. Kincaid e Joey são interpretados pelos mesmos atores de "A Hora do Pesadelo 3" (Ken Sagoes e Rodney Eastman), mas Patricia Arquette não quis repetir seu papel de Kristen, sendo substituída por Tuesday Knight.

Freddy mata Kincaid e Joey antes, numa única noite (pelo roteiro original, seria em dias diferentes). Kincaid morre em um ferro-velho, e Joey é sugado para dentro do seu colchão d'água, onde vê uma bela mulher tomando banho de sol, como se estivesse na praia. Enfim, com a morte dos dois parceiros, Kristen suspeita do retorno de Freddy Krueger e, antes de morrer também, passa seu poder para a amiga Alice Johnson (Lisa Wilcox). Que poder??? Ora, assista a parte 3, que ela tem o poder de chamar outras pessoas para o sonho dela, lembrou??? Quando Alice começa a trazer outros amigos para seus sonhos, acaba fazendo justamente o joguinho de Freddy, que ganha novas vítimas fresquinhas. Mera desculpa para mais um show de efeitos especiais, claro. A morte mais marcante do filme é aquela em que o assassino faz com que uma gatinha se transforme lentamente em barata, para depois esmagá-la com o pé. No final das contas, porque Freddy não usa mais as suas garras de navalha para matar, ao invés de ficar fazendo estas frescuras todas com suas vítimas??? Será uma cópia do "estilo Jason" de matar criativamente??? Seja como for, o duelo final se dá entre Alice e Freddy. A maior curiosidade é que a heroína conhece, durante o filme, um rapaz chamado Dan (Danny Hassel). O casal volta na parte 5 (caso raro na série), e interpretado pelos mesmos atores. O trabalho de Harlin na direção é digno de um videoclip. Sai a música sinistra dos filmes anteriores e entra pop rock nas cenas de suspense e horror. Saem os momentos sérios e assustadores para dar lugar às tiradas divertidas de Freddy e ao humor negro dominante na história. O cineasta nunca mais iria se aventurar pelo gênero, preferindo fazer filmes de ação como "Duro de Matar 2" e "Risco Total" - aparentemente, este tipo de produção é mais a sua praia.
No fim, "A Hora do Pesadelo 4" nunca se decide entre ser um filme de horror com estilo próprio, uma continuação caça-níqueis de uma franquia lucrativa ou uma comédia de humor negro "ligeiramente" inspirada nos personagens criados por Wes Craven.
  • MORTES:
    Kincaid : morto num cemitério de automóveis, dilacerado no peito.

    Joey : seduzido por uma mulher que nada nua dentro do seu colchão, Joey morre preso dentro dele.

    Kristen : queimada dentro de uma caldeira.

    Sheila : Freddy suga a coitada feito um aspirador, causando um ataque respiratório fatal.

    Rick Johnson : durante uma luta de karate com Freddy tem seu peito dilacerado.

    Debbie : transformada numa barata, é esmagada numa caixinha de fósforos.
Gênero: Suspense, Terror
Classificação Indicativa: 16 anos
  • ELENCO:
    Robert Englund.... Freddy Krueger
    Tuesday Knight.... Kristen Parker
    Ken Sagoes.... Kincaid
    Rodney Eastman.... Joey Crusel
    Lisa Wilcox.... Alice Johnson
    Andras Jones.... Rick Johnson
    Toy Newkirk.... Sheila Kopecky
    Brooke Theiss.... Debbie Stevens
    Danny Hassel.... Dan Jordan
  • A Nightmare On Elm Street 4: The Dream Master (1988, EUA) Direção: Renny HarlinCom: Lisa Wilcox, Tuesday Knight, Rodney Eastman, Danny Hassel, Andras Jones, Yoy Newkirk e Robert Englund...Duração: 92 minutos Lançado em vídeo pela Fox Home Vídeo
NOTA : 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário